Quais cuidados tomar com compras online? - Capelin Advocacia – Escritório de Advocacia em Londrina – Paraná
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Quais cuidados tomar com compras online?

Você sabe os cuidados mínimos que se deve tomar ao realizar compras online? Caso tenha algum problema com a compra, seus direitos estarão protegidos? Saiba como proceder com suas compras pela internet.

 

Compras online e os direitos do consumidor

 

As compras online, que já vinham em uma crescente, aumentaram muito por conta da pandemia. Inclusive para compras de supermercados, farmácias, restaurantes, lojas de departamentos e muitas outras.

 

Com esse crescimento, aumenta também o número de reclamações relacionadas a cobranças indevidas, não entrega de produtos, atrasos, venda casada, cancelamentos e defeitos na qualidade ou quantidade contratada.

 

A facilidade com a qual adquirimos produtos online, bastando poucos cliques no celular para finalizar uma compra, também enseja cuidados redobrados do consumidor, principalmente em épocas de promoções, como a Black Friday, dia das crianças, natal e outras datas comemorativas.

 

Quais cuidados tomar?

 

Buscando se prevenir de eventuais problemas futuros, o consumidor deve se atentar para alguns pontos fundamentais durante sua compra:

 

 Informe-se sobre o vendedor: antes de mais nada, o consumidor deve verificar a credibilidade do site que vai realizar a compra, se dispõe de CNPJ, endereço, se o site é seguro, entre outros;
 

 Desconfie de preços muito baixos: sempre se deve desconfiar de preços muito abaixo dos praticados no mercado para se evitar fraudes;
 

 Verifique a forma de pagamento: selecionar exatamente a forma de pagamento é fundamental. Se o pagamento será a vista, parcelado em quantas vezes, se terá desconto ou cupom;
 

 Dados da compra: o consumidor deve ficar atento com o local e prazo de entrega, o custo total do produto, comprovantes e protocolos de atendimento.

 

Direito ao arrependimento da compra

 

O Código de Defesa do Consumidor possibilita que o consumidor se arrependa da compra realizada pela internet no prazo de até 7 dias, contados a partir do recebimento do produto.

 

Trata-se de uma faculdade do consumidor, que deverá receber integralmente todo o valor pago, devolvendo o produto adquirido nas mesmas condições em que recebeu.

 

O estabelecimento não pode se recusar a receber a devolução do produto, mesmo que a embalagem do produto esteja aberta, bem como do valor do frete e outras despesas postais.

 

Tive problemas com compras online, o que devo fazer?

 

O aumento no número de ofertas e compras online também elevou, e muito, o número de reclamações nos órgãos de proteção ao consumidor e nos próprios SAC’s (Serviço de Atendimento ao Cliente) das empresas.

 

 

 

Essas falhas na prestação de serviços geram enormes frustrações ao consumidor, em especial quando o produto é destinado a alguma data comemorativa ou para o uso profissional.

 

Portanto, caso o consumidor tenha algum problema na compra realizada pela internet, primeiramente deverá buscar a solução diretamente com a empresa envolvida, anotando os protocolos de atendimento e todas informações possíveis.

 

O consumidor também pode realizar uma reclamação no PROCON e também pelo ReclameAQUI.

 

 

Após, caso o problema não seja solucionado ou se o consumidor se sentir lesado, poderá buscar o auxílio de um advogado consumerista para buscar uma reparação judicial.

 

Com esses cuidados básicos, o consumidor estará mais protegido em suas compras e resguardando seus direitos.


 



 

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