slideslide
Capelin advocacia
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO EM:
|

 

 

 

 
 

Quais cuidados tomar com compras online?

Você sabe os cuidados mínimos que se deve tomar ao realizar compras online? Caso tenha algum problema com a compra, seus direitos estarão protegidos? Saiba como proceder com suas compras pela internet.

 

Compras online e os direitos do consumidor

 

As compras online, que já vinham em uma crescente, aumentaram muito por conta da pandemia. Inclusive para compras de supermercados, farmácias, restaurantes, lojas de departamentos e muitas outras.

 

Com esse crescimento, aumenta também o número de reclamações relacionadas a cobranças indevidas, não entrega de produtos, atrasos, venda casada, cancelamentos e defeitos na qualidade ou quantidade contratada.

 

A facilidade com a qual adquirimos produtos online, bastando poucos cliques no celular para finalizar uma compra, também enseja cuidados redobrados do consumidor, principalmente em épocas de promoções, como a Black Friday, dia das crianças, natal e outras datas comemorativas.

 

Quais cuidados tomar?

 

Buscando se prevenir de eventuais problemas futuros, o consumidor deve se atentar para alguns pontos fundamentais durante sua compra:

 

 Informe-se sobre o vendedor: antes de mais nada, o consumidor deve verificar a credibilidade do site que vai realizar a compra, se dispõe de CNPJ, endereço, se o site é seguro, entre outros;
 

 Desconfie de preços muito baixos: sempre se deve desconfiar de preços muito abaixo dos praticados no mercado para se evitar fraudes;
 

 Verifique a forma de pagamento: selecionar exatamente a forma de pagamento é fundamental. Se o pagamento será a vista, parcelado em quantas vezes, se terá desconto ou cupom;
 

 Dados da compra: o consumidor deve ficar atento com o local e prazo de entrega, o custo total do produto, comprovantes e protocolos de atendimento.

 

Direito ao arrependimento da compra

 

O Código de Defesa do Consumidor possibilita que o consumidor se arrependa da compra realizada pela internet no prazo de até 7 dias, contados a partir do recebimento do produto.

 

Trata-se de uma faculdade do consumidor, que deverá receber integralmente todo o valor pago, devolvendo o produto adquirido nas mesmas condições em que recebeu.

 

O estabelecimento não pode se recusar a receber a devolução do produto, mesmo que a embalagem do produto esteja aberta, bem como do valor do frete e outras despesas postais.

 

Tive problemas com compras online, o que devo fazer?

 

O aumento no número de ofertas e compras online também elevou, e muito, o número de reclamações nos órgãos de proteção ao consumidor e nos próprios SAC’s (Serviço de Atendimento ao Cliente) das empresas.

 

 

 

Essas falhas na prestação de serviços geram enormes frustrações ao consumidor, em especial quando o produto é destinado a alguma data comemorativa ou para o uso profissional.

 

Portanto, caso o consumidor tenha algum problema na compra realizada pela internet, primeiramente deverá buscar a solução diretamente com a empresa envolvida, anotando os protocolos de atendimento e todas informações possíveis.

 

O consumidor também pode realizar uma reclamação no PROCON e também pelo ReclameAQUI.

 

 

Após, caso o problema não seja solucionado ou se o consumidor se sentir lesado, poderá buscar o auxílio de um advogado consumerista para buscar uma reparação judicial.

 

Com esses cuidados básicos, o consumidor estará mais protegido em suas compras e resguardando seus direitos.


 



 

  Podemos ajudar? 
Envie sua mensagem ou agende um horário com nossos profissionais.


 

 ()*
  Veja Mais

Quando o(a) filho(a) perde o direito à pensão alimentícia?

Saiba se a pensão alimentícia poderá ser cessada automaticamente quando o alimentado atingir a maioridade ou em alguma outra hipótese.

Saiba mais 

Aposentadorira Rural: Quais os requisitos e o que foi alterado pela Reforma da Previdência

Além dos empregados rurais, os trabalhadores que comprovarem o exercício da atividade rural, pescador artesanal ou indígena, seja individualmente ou c

Saiba mais 

Concorrência desleal e os links patrocinados

Como e quando os anúncios podem ser considerados como concorrência desleal e quais as consequências podem gerar?

Saiba mais 

Benefício por incapacidade: Auxílio-doença e Aposentadoria por Invalidez

O auxílio por incapacidade é um benefício concedido pelo INSS ao contribuinte que está impossibilitado de trabalhar por motivo de doença, acidente ou

Saiba mais 

Banco deve indenizar por desconto indevido em benefício do INSS

Instituição financeira é condenada a restituir em dobro os valores descontados do benefício previdenciário de homem aposentado por invalidez e indeniz

Saiba mais 

Pensão por Morte

Veja quem tem direito a Pensão por Morte e como o benefício ficou após a reforma da previdência.

Saiba mais 
Exibindo de 1 a 6 resultados (total: 29)
Tecnologia do Google TradutorTradutor