Benefício por incapacidade: Auxílio-doença e Aposentadoria por Invalidez
O auxílio por incapacidade é um benefício concedido pelo INSS ao contribuinte que está impossibilitado de trabalhar por motivo de doença, acidente ou recomendação médica.
O que é o auxílio-doença?
O auxílio-doença é um benefício previdenciário pago ao contribuinte que estiver temporariamente incapacitado para o trabalho, podendo requerer a prorrogação do benefício, nos 15 dias antecedentes a cessação, se ainda não estiver em condições de retornar ao emprego.
Quais os requisitos para receber o auxílio-doença?
A Lei nº. 8.213/91 diz que, para ter direito ao benefício de auxílio-doença, agora chamado de benefício por incapacidade temporária, a pessoa precisa cumprir alguns requisitos, quais sejam:
Carência: É necessário ter ao menos 12 meses de contribuição mensais e consecutivas com o INSS, exceto nos casos previstos em Lei, doenças profissionais, acidentes de trabalho ou de qualquer natureza.
A carência é o número de contribuições mensais necessárias para que o contribuinte tenha direito ao benefício. Se o contribuinte perdeu a qualidade de segurado, deverá realizar o pagamento de 6 (seis) prestações mensais consecutivas.
Qualidade de segurado: É o tempo que o segurado fica vinculado a Previdência Social, mesmo após o desemprego. Esse período em que a pessoa continua segurada pelo INSS pode variar de 12 a 36 meses após a última contribuição, dependendo de cada caso.
Incapacidade temporária: A incapacidade para o trabalho deve ser superior a 15 dias.
Em algumas atividades laborais podem haver diferenças no pagamento do benefício, como por exemplo para os empregados domésticos, quando o INSS pagará o benefício desde o primeiro dia de afastamento.
Vale mencionar que o segurado deve sempre guardar seus documentos médicos (atestados médicos, receitas, prontuários, notas fiscais), possibilitando, assim, uma melhor verificação de direito ao benefício.
Preenchendo os requisitos, a pessoa passa a ter direito ao recebimento do benefício por incapacidade (auxílio-doença) até que seja superada a inaptidão para o trabalho.
Quais doenças não exigem a carência para concessão?
Algumas doenças não exigem o requisito da carência para que seja concedido o benefício, ou seja, o contribuinte não precisa das 12 contribuições para receber o benefício por incapacidade. De tal modo, as doenças são:
Neoplasia maligna – (Câncer);
Cegueira;
Paralisia irreversível e incapacitante;
Cardiopatia grave;
Doença de Parkinson;
Espondiloartrose anquilosante;
Nefropatia grave;
Tuberculose ativa;
Transtornos mentais: distúrbios como depressão, transtorno afetivo bipolar, autismo, esquizofrenia, entre outros;
Hanseníase;
Doença de Paget;
HIV – Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS);
Contaminação por radiação;
Hepatopatia grave.
Quando o benefício pode ser convertido em aposentadoria por invalidez?
Nos casos de ser constatada a incapacidade permanente para o trabalho, o benefício a ser concedido será a aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez).
Para a aposentadoria por incapacidade permanente, o segurado deverá realizar a perícia médica a cada 2 (dois) anos, devendo aguardar a convocação do INSS.
O que fazer se o INSS negar meu benefício?
Caso o benefício seja negado pelo INSS, o contribuinte segurado poderá recorrer à Justiça para buscar a concessão de seu benefício. No processo judicial, será realizada uma nova perícia, com médico perito designado pelo juiz e sem vínculo com a autarquia.
Procure o auxílio de um advogado especialista em direito previdenciário!
Aparecido Capelin Netto
Advogado Previdenciário
|
Podemos ajudar?
Envie sua mensagem ou agende um horário com nossos profissionais.

Você anota os protocolos de atendimento?
Saiba o que é o protocolo de atendimento e porque ele é importante na solução do conflito do consumidor.
Saiba mais
Como funciona a perícia médica do INSS?
Veja quais documentos devem ser levados e saiba como funciona a perícia médica.
Saiba mais

Pente fino do INSS
Veja quem pode ser afetado e saiba o que fazer caso tenha seu benefício suspenso.
Saiba mais
Quando o(a) filho(a) perde o direito à pensão alimentícia?
Saiba se a pensão alimentícia poderá ser cessada automaticamente quando o alimentado atingir a maioridade ou em alguma outra hipótese.
Saiba mais
Aposentadorira Rural: Quais os requisitos e o que foi alterado pela Reforma da Previdência
Além dos empregados rurais, os trabalhadores que comprovarem o exercício da atividade rural, pescador artesanal ou indígena, seja individualmente ou c
Saiba mais
Concorrência desleal e os links patrocinados
Como e quando os anúncios podem ser considerados como concorrência desleal e quais as consequências podem gerar?
Saiba mais
Banco deve indenizar por desconto indevido em benefício do INSS
Instituição financeira é condenada a restituir em dobro os valores descontados do benefício previdenciário de homem aposentado por invalidez e indeniz
Saiba mais
Pensão por Morte
Veja quem tem direito a Pensão por Morte e como o benefício ficou após a reforma da previdência.
Saiba mais
O INSS negou meu benefício. O que devo fazer?
Veja o que fazer diante da recusa do INSS em conceder o auxílio-doença.
Saiba mais
O que é uma assessoria jurídica empresarial?
Conheça as vantagens e a importância de contar com uma assessoria jurídica empresarial. A proteção do seu negócio deve estar em primeiro plano, evitan
Saiba mais
Descontos em contas bancárias sem autorização
Muitas instituições financeiras vêm realizando descontos ilegais nas contas bancárias dos consumidores. Por isso, saiba quando os descontos em contas
Saiba mais
A importância do Direito Previdenciário para sua empresa
Estar irregular com as contribuições previdenciárias da sua empresa pode ocasionar diversos problemas e prejuízos. Por isso, saiba o que o direito pre
Saiba mais
Quais cuidados tomar com compras online?
Você sabe os cuidados mínimos que se deve tomar ao realizar compras online? Caso tenha algum problema com a compra, seus direitos estarão protegidos?
Saiba mais
Cobranças indevidas na conta de energia elétrica
Os contribuintes podem requerer a restituição do ICMS cobrado indevidamente sobre as tarifas TUSD e TUST dos últimos 5 anos nas faturas de energia el
Saiba mais
Suspensão indevida de serviços
A suspensão indevida de serviços de telefonia, internet, água, energia elétrica e serviços bancários é uma falha na prestação de serviços, cabendo uma
Saiba mais
Revisões de Benefícios e Aposentadorias
Você sabe se possui direito a revisão do benefício ou aposentadoria e como ela funciona? Sabendo que milhares de benefícios são concedidos com erros,
Saiba mais
Inventário Judicial e Extrajudicial
Entenda os principais pontos que você precisa saber sobre o inventário judicial e extrajudicial e a necessidade de um advogado especialista em direito
Saiba mais