O INSS negou meu benefício. O que devo fazer?
Veja o que fazer diante da recusa do INSS em conceder o auxílio-doença.
Não é à toa que o INSS é o maior litigante do Brasil. Inúmeros benefícios e aposentadorias são indeferidos (negados) pela Autarquia diariamente por diversos motivos e, muitas vezes, o benefício deveria ser concedido.
A grande maioria das negativas do INSS ocorre em benefícios de auxílio-doença, após passarem pelo perito da Autarquia, ou em operações como o "pente-fino".
Certo é que muitos segurados tem seu benefício indevidamente negado pelo INSS, deixando-os em situação extremamente vulnerável, pois não podem retornar ao trabalho e não estão recebendo o benefício.
A razão mais comum da negativa do benefício de auxílio-doença é a não constatação da incapacidade para o trabalho na perícia médica. Por isso é muito importante a apresentação de toda documentação médica.
Porém, saiba que esta não é uma decisão final.
O segurado pode recorrer da decisão administrativamente (pelo próprio INSS), sendo julgado pelo Conselho de Recursos do Seguro Social – CRSS ou ajuizar um processo judicial para concessão ou restabelecimento do benefício.
Na ação judicial, o segurado, por meio do advogado especialista em direito previdenciário, poderá conseguir a concessão do benefício, com o recebimento dos atrasados.
Independentemente de ter recorrido ou não da decisão do INSS, o segurado poderá ajuizar uma ação judicial para provar seu direito ao benefício.
Vale dizer que sendo concedido o benefício, o INSS deverá realizar o pagamento dos atrasados desde o requerimento administrativo, com juros e correção monetária.
Dica extra: Para melhor instruir o processo (administrativo ou judicial), o segurado deve sempre requerer e guardar seus atestados, exames e laudos médicos, desde o início da doença / acidente.
Dessa forma, poderá demonstrar toda a evolução da doença que gerou a incapacidade, os tratamentos realizados, os medicamentos utilizados, entre outros.
Conte sempre com o auxílio de um advogado especialista em direito previdenciário para ter seu direito respeitado e seu benefício concedido.
Netto Capelin Advogado Previdenciário |
Podemos ajudar?
Envie sua mensagem ou agende um horário com nossos profissionais.

Não gostei da compra que realizei, posso cancelar?
O direito de arrependimento deve ser exercido no prazo legal, de modo que os valores eventualmente pagos deverão ser devolvidos de imediato, com atual
Saiba mais
Você tem ou conhece alguem que possui problema na coluna?
Os problemas na coluna são uma das maiores causas que impedem o trabalhador de continuar exercendo suas funções laborais, seja por acidente de trabalh
Saiba mais
Nunca contribuí para o INSS, posso receber algum benefício?
O Benefício Assistencial não exige qualquer contribuição para a Previdência Social e está garantido no artigo 203, inciso V, da Constituição Federal e
Saiba mais
Alimentos gravídicos
Saiba como funciona o direito a pensão alimentícia durante a gravidez.
Saiba mais
Benefício por incapacidade
Saiba o que fazer ao ter seu benefício por incapacidade (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez) negado pelo INSS.
Saiba mais
Alienação Parental
Entenda o que é a alienação parental e como a lei pode ser aplicada nesses casos.
Saiba mais
Você anota os protocolos de atendimento?
Saiba o que é o protocolo de atendimento e porque ele é importante na solução do conflito do consumidor.
Saiba mais
Como funciona a perícia médica do INSS?
Veja quais documentos devem ser levados e saiba como funciona a perícia médica.
Saiba mais

Pente fino do INSS
Veja quem pode ser afetado e saiba o que fazer caso tenha seu benefício suspenso.
Saiba mais
Quando o(a) filho(a) perde o direito à pensão alimentícia?
Saiba se a pensão alimentícia poderá ser cessada automaticamente quando o alimentado atingir a maioridade ou em alguma outra hipótese.
Saiba mais
Aposentadorira Rural: Quais os requisitos e o que foi alterado pela Reforma da Previdência
Além dos empregados rurais, os trabalhadores que comprovarem o exercício da atividade rural, pescador artesanal ou indígena, seja individualmente ou c
Saiba mais