slideslide
Capelin advocacia
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO EM:
|

 

 

 

 
 

Negativação Indevida

Em casos de negativação indevida, os danos morais são presumidos, cabendo às empresas realizar corretamente o procedimento, bem como do órgão de restrição em realizar a notificação.

 

As negativações dos consumidores nos órgãos de proteção ao crédito geram diversos prejuízos, tanto financeiro quanto emocional. Porém, o que muitos não sabem é que existe um procedimento correto para que isso aconteça de forma legal.

 

Primeiramente destacamos que as consequências de ter o nome negativado são graves, restringindo o acesso ao crédito, financiamentos, empréstimos, além de prejudicar a imagem perante outros credores.

 

 

Quando uma empresa requisita à um órgão de proteção de crédito a inclusão de um cliente por inadimplência, o órgão é responsável por enviar a notificação POR ESCRITO ao consumidor.

 

A obrigação de notificar o consumidor da negativação de seu nome é da instituição mantenedora do cadastro de restrição financeira (SPC, Serasa, Boa Vista, QUOD, entre outras).


 

Dessa forma, se o consumidor não for comunicado sobre sua inscrição no cadastro negativo, será considerada ilegal a negativação, cabendo, inclusive, indenização por danos morais.

 

Além disso, o consumidor negativado que vier a quitar sua dívida ou realizar um acordo, tem o direito de ter seu nome retirado do cadastro negativo no prazo de 05 (cinco) dias após a quitação ou pagamento da primeira parcela.

 

É importante observar que a pessoa jurídica também sofre dano moral, pois é titular de honra objetiva e, dessa forma, também deve ser reparado.

 

Fique atento e confira se o procedimento ocorreu de forma legal e, caso contrário, procure um advogado de sua confiança para solucionar o problema.

 

Capelin Advocacia

Advogados em Londrina

  Veja Mais

Concorrência desleal e os links patrocinados

Como e quando os anúncios podem ser considerados como concorrência desleal e quais as consequências podem gerar?

Saiba mais 

Benefício por incapacidade: Auxílio-doença e Aposentadoria por Invalidez

O auxílio por incapacidade é um benefício concedido pelo INSS ao contribuinte que está impossibilitado de trabalhar por motivo de doença, acidente ou

Saiba mais 

Banco deve indenizar por desconto indevido em benefício do INSS

Instituição financeira é condenada a restituir em dobro os valores descontados do benefício previdenciário de homem aposentado por invalidez e indeniz

Saiba mais 

Pensão por Morte

Veja quem tem direito a Pensão por Morte e como o benefício ficou após a reforma da previdência.

Saiba mais 

O INSS negou meu benefício. O que devo fazer?

Veja o que fazer diante da recusa do INSS em conceder o auxílio-doença.

Saiba mais 

O que é uma assessoria jurídica empresarial?

Conheça as vantagens e a importância de contar com uma assessoria jurídica empresarial. A proteção do seu negócio deve estar em primeiro plano, evitan

Saiba mais 
Exibindo de 1 a 6 resultados (total: 27)
Tecnologia do Google TradutorTradutor