Como funciona a perícia médica do INSS?
Veja quais documentos devem ser levados e saiba como funciona a perícia médica.
A perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, gera diversas dúvidas em relação a alguns aspectos que envolvem o assunto. Por exemplo, você sabe quais documentos deve levar? Quando é necessário agendar a perícia? O que fazer se o resultado der negativo??
Primeiramente, é importante destacar que a perícia médica é a oportunidade que você tem de demonstrar sua incapacidade para o trabalho, por isso, o segurado deve sempre manter atualizado seus atestados e documentos médicos, requerendo e guardando-os sempre que tiver algum atendimento/consulta.?
Como a perícia é realizada por peritos vinculados ao INSS, é muito comum o benefício ser indeferido (negado) indevidamente, e, muitas vezes, até de forma absurda, diante da evidente incapacidade do segurado.?
Por isso, o segurado deve se atentar aos documentos que irá apresentar no momento da perícia, podendo destacar:
I) Documentos pessoais: RG, CPF e Carteira(s) de Trabalho;?
II) Comprovante de residência;?
III) Documentos médicos: Atestados, Laudos, Prontuários e Receitas;?
IV) Declaração da empresa constando o último dia trabalhado;?
V) ASO – Atestado de Saúde Ocupacional;?
IV) Comprovantes de recolhimento das contribuições previdenciárias, caso não possua vínculo empregatício.?
O objetivo da perícia é verificar a existência de uma doença incapacitante ou acidente de trabalho, devendo ser agendada para concessão, prorrogação ou quando interrompido o pagamento do benefício.?
Porém, se mesmo assim o INSS negar seu benefício, procure um advogado para entender seus direitos. Ele poderá acionar a justiça para buscar uma decisão favorável para a concessão ou restabelecimento do seu benefício.
Deixe seu comentário!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo