slideslide
Capelin advocacia
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO EM:
|

 

 

 

 
 

Cobrança indevida: O que é e quais os meus direitos

Se o consumidor for cobrado indevidamente por algo que já pagou ou que não contratou, caberá a restituição em dobro do valor que pagou, bem como indenização por danos morais. Para isso, é importante que o consumidor exija seus direitos, independentemente do valor que está sendo cobrado.

O que é uma cobrança indevida?

 

A cobrança indevida se verifica quando uma empresa exige de um consumidor valores por algo que não deveria ou que não estava previsto em contrato. Acontece que muitas vezes o valor é baixo e o consumidor acaba não indo em busca de seus direitos.

 

Essa cobrança pode ocorrer por dívidas que já foram pagas ou dívidas nunca realizadas pelo consumidor (muitas vezes por fraude) e podem gerar, inclusive, a negativação do consumidor perante os órgãos de proteção ao crédito.

 

Alguns casos de cobrança indevida são muito comuns, como por exemplo o débito automático não autorizado, serviços não solicitados tais como seguro, tarifas bancárias, multa por quebra de fidelidade, entre outros.

 

Restituição em dobro

 

O consumidor que for cobrado indevidamente poderá solicitar a devolução em dobro do valor pago, conforme determinar o Código de Defesa do Consumidor:

 

 

Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

 

Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

 


 

Organize e guarde os comprovantes e recibos

 

“Quem paga mal paga duas vezes”. O ditado popular tem sua serventia. É essencial que o consumidor sempre guarde os comprovantes de compras e recibos, bem como dos contratos que tenha realizado.

 

Caso seja cobrado indevidamente, o consumidor terá as provas necessárias para demonstrar seu direito, caso contrário, poderá ter que pagar a dívida novamente.

 

Eu paguei uma dívida indevida, o que posso fazer?

 

Se o consumidor realizou o pagamento de uma dívida indevida ou teve o valor descontado de seu benefício ou salário, poderá contestar judicialmente e requerer a devolução em dobro do valor pago, conforme dispõe o artigo 42 do CDC e indenização por danos morais.

 

Qual o prazo para solicitar a devolução dos valores?

 

Prescreve em 5 anos o direito ao pedido de devolução, em dobro, dos valores pagos indevidamente. Para os casos de cobrança indevida de serviços de telefonia, água e esgoto, o STJ decidiu que se aplica o prazo de 10 anos, conforme o artigo 205 do Código Civil.

 

Fui vítima de fraude, como posso solucionar?

 

O consumidor vítima de fraude deve solicitar o cancelamento do contrato e a devolução dos valores pagos diretamente na empresa que efetuou a cobrança / desconto, anotando todas informações que forem passadas.

 

Se mesmo assim a cobrança indevida persistir, o consumidor poderá ingressar com um processo judicial visando a restituição valores cobrados indevidamente e indenização por danos morais.

 

Para isso, deve procurar um advogado especialista em direito do consumidor, que reunirá todas informações e documentos necessários para buscar seu direito pela via judicial.

 


 

Capelin Advocacia

Escritório de advocacia em Londrina

  Podemos ajudar? 
Envie sua mensagem ou agende um horário com nossos profissionais.


 

 ()*
  Veja Mais

Quando o(a) filho(a) perde o direito à pensão alimentícia?

Saiba se a pensão alimentícia poderá ser cessada automaticamente quando o alimentado atingir a maioridade ou em alguma outra hipótese.

Saiba mais 

Aposentadorira Rural: Quais os requisitos e o que foi alterado pela Reforma da Previdência

Além dos empregados rurais, os trabalhadores que comprovarem o exercício da atividade rural, pescador artesanal ou indígena, seja individualmente ou c

Saiba mais 

Concorrência desleal e os links patrocinados

Como e quando os anúncios podem ser considerados como concorrência desleal e quais as consequências podem gerar?

Saiba mais 

Benefício por incapacidade: Auxílio-doença e Aposentadoria por Invalidez

O auxílio por incapacidade é um benefício concedido pelo INSS ao contribuinte que está impossibilitado de trabalhar por motivo de doença, acidente ou

Saiba mais 

Banco deve indenizar por desconto indevido em benefício do INSS

Instituição financeira é condenada a restituir em dobro os valores descontados do benefício previdenciário de homem aposentado por invalidez e indeniz

Saiba mais 

Pensão por Morte

Veja quem tem direito a Pensão por Morte e como o benefício ficou após a reforma da previdência.

Saiba mais 
Exibindo de 1 a 6 resultados (total: 29)
Tecnologia do Google TradutorTradutor