slideslide
Capelin advocacia
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO EM:
|

 

 

 

 
 

Banco deve indenizar por desconto indevido em benefício do INSS

Instituição financeira é condenada a restituir em dobro os valores descontados do benefício previdenciário de homem aposentado por invalidez e indenizar por danos morais em R$ 10.000,00. Entenda o caso.

 

Um homem ajuizou um processo judicial após verificar que foi inserido um empréstimo pessoal junto a um banco, com as parcelas descontadas diretamente de seu benefício previdenciário. No entanto, afirmou não ter contratado o referido empréstimo.

 

Por tal motivo, propôs ação judicial para reconhecer que não realizou o empréstimo junto à instituição financeira, pleiteando, ainda, a devolução dos valores descontados e indenização por danos morais.

 

Ao analisar o caso, o juiz entendeu que a instituição financeira não comprovou a legalidade da contratação, declarando inexistente o contrato entre as partes.

 

Sopesou o fato de que o autor recebe benefício previdenciário de Aposentadoria por Invalidez e utiliza da renda para seu sustento, compra de medicamentos e tratamentos médicos.

 

Por tais razões, condenou a instituição financeira a ressarcir em dobro os valores descontados de seu benefício previdenciário e, ainda, condenou o banco ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

 


 

  Podemos ajudar? 
Envie sua mensagem ou agende um horário com nossos profissionais.


 

 ()*
  Veja Mais

Quando o(a) filho(a) perde o direito à pensão alimentícia?

Saiba se a pensão alimentícia poderá ser cessada automaticamente quando o alimentado atingir a maioridade ou em alguma outra hipótese.

Saiba mais 

Aposentadorira Rural: Quais os requisitos e o que foi alterado pela Reforma da Previdência

Além dos empregados rurais, os trabalhadores que comprovarem o exercício da atividade rural, pescador artesanal ou indígena, seja individualmente ou c

Saiba mais 

Concorrência desleal e os links patrocinados

Como e quando os anúncios podem ser considerados como concorrência desleal e quais as consequências podem gerar?

Saiba mais 

Benefício por incapacidade: Auxílio-doença e Aposentadoria por Invalidez

O auxílio por incapacidade é um benefício concedido pelo INSS ao contribuinte que está impossibilitado de trabalhar por motivo de doença, acidente ou

Saiba mais 

Pensão por Morte

Veja quem tem direito a Pensão por Morte e como o benefício ficou após a reforma da previdência.

Saiba mais 

O INSS negou meu benefício. O que devo fazer?

Veja o que fazer diante da recusa do INSS em conceder o auxílio-doença.

Saiba mais 
Exibindo de 1 a 6 resultados (total: 29)
Tecnologia do Google TradutorTradutor