slideslideslide
Capelin advocacia
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO EM:
|

 

 

 

Propriedade Intelectual

A propriedade intelectual é o gênero que compreende o Direito Autoral, a Propriedade Industrial e a Proteção Sui Generis. A propriedade intelectual, por meio da legislação, garante o direito daquele que tem interesse em produção do intelecto, daquele que cria, inova, seja no âmbito industrial, literário ou artístico.

A propriedade intelectual, por meio da legislação, garante o direito daquele que tem interesse em produção do intelecto, daquele que cria, inova, seja no âmbito industrial, literário ou artístico.

 

Servindo para quem desenvolve um negócio inovador, comercializa os bens e/ou serviços que foram evoluídos através do intelecto ou, simplesmente, para quem busca protegê-los.

 

A propriedade intelectual está dividida em Direito Autoral, Propriedade Industrial e Proteção Sui Generis.

 

 

O direito autoral é regulado pela Lei n. 9.610/98 e assegura ao criador e terceiros interessados (pessoa física ou jurídica), os direitos morais e patrimoniais de suas criações/obras intelectuais, literárias, cientificas e artísticas, como por exemplo: Pinturas, desenhos, livros, artigos científicos, músicas, filmes, fotografias, software, entre outros.

 

A propriedade industrial, é um ramo do direito empresarial, regulado pela Lei n. 9.279/96, que dispõe acerca da concessão e proteção de: Patentes de invenção e de modelos industriais, marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, segredo industrial e repressão a concorrência desleal.

 

Especificamente, com relação a propriedade industrial, será parte do patrimônio intangível do empresário ou da sociedade empresária, sendo que após o devido registro, é assegurado ao titular do direito a exclusividade de: Fabricação, comercialização, importação, uso; venda e cessão.

 

A proteção sui generis é o sistema de proteção a ativos como: topografia de circuito integrado, cultivares, conhecimento tradicional e ao acesso genético, sendo regulamentada por legislações específicas a depender do caso concreto.

 

Além das legislações especificas, tutela a propriedade intelectual a Constituição Federal, conforme seu artigo 5º, incisos IX, XXVII e XXIX.

 

Com relação ao direito autoral, o autor pode a qualquer tempo reivindicar a titularidade de uma obra, fazendo parte de seu patrimônio por completo, estando-o protegido. Já em relação a propriedade industrial, o patrimônio será daquele que formaliza previamente o registro no órgão competente, pelo prazo estipulado, merecendo cautela, portanto.

 


 

Por @lainealvesadv

  Veja Mais

O que é uma assessoria jurídica empresarial?

Conheça as vantagens e a importância de contar com uma assessoria jurídica empresarial. A proteção do seu negócio deve estar em primeiro plano, evitan

Saiba mais 

Descontos em contas bancárias sem autorização

Muitas instituições financeiras vêm realizando descontos ilegais nas contas bancárias dos consumidores. Por isso, saiba quando os descontos em contas

Saiba mais 

A importância do Direito Previdenciário para sua empresa

Estar irregular com as contribuições previdenciárias da sua empresa pode ocasionar diversos problemas e prejuízos. Por isso, saiba o que o direito pre

Saiba mais 

Quais cuidados tomar com compras online?

Você sabe os cuidados mínimos que se deve tomar ao realizar compras online? Caso tenha algum problema com a compra, seus direitos estarão protegidos?

Saiba mais 

Cobranças indevidas na conta de energia elétrica

Os contribuintes podem requerer a restituição do ICMS cobrado indevidamente sobre as tarifas TUSD e TUST dos últimos 5 anos nas faturas de energia el

Saiba mais 

Suspensão indevida de serviços

A suspensão indevida de serviços de telefonia, internet, água, energia elétrica e serviços bancários é uma falha na prestação de serviços, cabendo uma

Saiba mais 
Exibindo de 1 a 6 resultados (total: 22)
Tecnologia do Google TradutorTradutor