slideslideslideslide
Capelin advocacia
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO EM:
|

 

 

 

 
 

Propriedade Intelectual

A propriedade intelectual é o gênero que compreende o Direito Autoral, a Propriedade Industrial e a Proteção Sui Generis. A propriedade intelectual, por meio da legislação, garante o direito daquele que tem interesse em produção do intelecto, daquele que cria, inova, seja no âmbito industrial, literário ou artístico.

A propriedade intelectual, por meio da legislação, garante o direito daquele que tem interesse em produção do intelecto, daquele que cria, inova, seja no âmbito industrial, literário ou artístico.

 

Servindo para quem desenvolve um negócio inovador, comercializa os bens e/ou serviços que foram evoluídos através do intelecto ou, simplesmente, para quem busca protegê-los.

 

A propriedade intelectual está dividida em Direito Autoral, Propriedade Industrial e Proteção Sui Generis.

 

 

O direito autoral é regulado pela Lei n. 9.610/98 e assegura ao criador e terceiros interessados (pessoa física ou jurídica), os direitos morais e patrimoniais de suas criações/obras intelectuais, literárias, cientificas e artísticas, como por exemplo: Pinturas, desenhos, livros, artigos científicos, músicas, filmes, fotografias, software, entre outros.

 

A propriedade industrial, é um ramo do direito empresarial, regulado pela Lei n. 9.279/96, que dispõe acerca da concessão e proteção de: Patentes de invenção e de modelos industriais, marcas, desenhos industriais, indicações geográficas, segredo industrial e repressão a concorrência desleal.

 

Especificamente, com relação a propriedade industrial, será parte do patrimônio intangível do empresário ou da sociedade empresária, sendo que após o devido registro, é assegurado ao titular do direito a exclusividade de: Fabricação, comercialização, importação, uso; venda e cessão.

 

A proteção sui generis é o sistema de proteção a ativos como: topografia de circuito integrado, cultivares, conhecimento tradicional e ao acesso genético, sendo regulamentada por legislações específicas a depender do caso concreto.

 

Além das legislações especificas, tutela a propriedade intelectual a Constituição Federal, conforme seu artigo 5º, incisos IX, XXVII e XXIX.

 

Com relação ao direito autoral, o autor pode a qualquer tempo reivindicar a titularidade de uma obra, fazendo parte de seu patrimônio por completo, estando-o protegido. Já em relação a propriedade industrial, o patrimônio será daquele que formaliza previamente o registro no órgão competente, pelo prazo estipulado, merecendo cautela, portanto.

 


 

Por @lainealvesadv

  Veja Mais

Concorrência desleal e os links patrocinados

Como e quando os anúncios podem ser considerados como concorrência desleal e quais as consequências podem gerar?

Saiba mais 

Benefício por incapacidade: Auxílio-doença e Aposentadoria por Invalidez

O auxílio por incapacidade é um benefício concedido pelo INSS ao contribuinte que está impossibilitado de trabalhar por motivo de doença, acidente ou

Saiba mais 

Banco deve indenizar por desconto indevido em benefício do INSS

Instituição financeira é condenada a restituir em dobro os valores descontados do benefício previdenciário de homem aposentado por invalidez e indeniz

Saiba mais 

Pensão por Morte

Veja quem tem direito a Pensão por Morte e como o benefício ficou após a reforma da previdência.

Saiba mais 

O INSS negou meu benefício. O que devo fazer?

Veja o que fazer diante da recusa do INSS em conceder o auxílio-doença.

Saiba mais 

O que é uma assessoria jurídica empresarial?

Conheça as vantagens e a importância de contar com uma assessoria jurídica empresarial. A proteção do seu negócio deve estar em primeiro plano, evitan

Saiba mais 
Exibindo de 1 a 6 resultados (total: 27)
Tecnologia do Google TradutorTradutor