Alimentos gravídicos
11 de fevereiro de 2022Saiba como funciona o direito a pensão alimentícia durante a gravidez.
A Lei nº 11.804/2008 assegura às mulheres gestantes o direito de receber pensão alimentícia durante a maternidade.?
Assim, a mulher gestante poderá recorrer ao Poder Judiciário para propor ação de alimentos gravídicos em face do pai da criança, que deverá contribuir com o custeio dos gastos adicionais decorrentes da gravidez, tais como assistência médica, internações, alimentação especial e medicamentos.?
Importante mencionar que os alimentos gravídicos suprem apenas uma parte das despesas decorrentes da gravidez, razão pela qual deve haver também a contribuição da mulher grávida, e na fixação dos alimentos gravídicos, deve-se levar em conta os recursos de ambas as partes.?
No que tange à prova da paternidade, a grávida poderá utilizar-se de diversos meios de prova, desde que contundentes e que apresentem indícios da paternidade da parte obrigada, sendo dispensável a realização de exame de DNA.?
Os alimentos gravídicos são devidos desde a concepção até o parto, e após o nascimento com vida, são convertidos em pensão alimentícia em favor do menor.?
O valor da prestação alimentícia poderá ser revisto a qualquer tempo caso haja alteração na condição financeira do pai da criança, sendo cabível, no caso, ação revisional de alimentos.
Deixe seu comentário!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo