Trabalhador com exposição a ruído contínuo deve receber adicional de insalubridade! - Capelin Advocacia – Escritório de Advocacia em Londrina – Paraná
slideslide
Capelin advocacia
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO EM:
|

 

 

 

 
 

Trabalhador com exposição a ruído contínuo deve receber adicional de insalubridade!

24 de abril de 2022

 
O trabalhador que labora em ambientes insalubres obtém o direito de receber em seu salário um adicional - denominado “adicional de insalubridade”.?

A CLT – Consolidação das Leis do Trabalho define como atividades ou operações insalubres aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.?

Há muitas condições que podem oferecer riscos em curto ou em longo prazo. Uma delas é a condição do trabalhador que exerce sua atividade exposto à ruídos excessivos.?

?? Ruído contínuo ou intermitente;?
?? Ruídos de impacto.?

Logo, se durante o contrato de trabalho o trabalhador estiver exposto de forma habitual e permanente a esses ruídos, estará sujeito ao recebimento deste acréscimo.?

Nesse sentido, verifica-se que a legislação trabalhista protege o trabalhador, de forma a amenizar o impacto destas atividades na saúde do mesmo. Assim, podemos dizer que o adicional de insalubridade é uma compensação ao trabalhador exposto a agentes nocivos no ambiente de trabalho.?

Por isso, necessária é a observância quanto ao recebimento/fornecimento de EPIs - Equipamentos de Proteção Individual eficazes e suficientes para a eliminação ou neutralização da insalubridade e/ou verificação do grau de exposição (mínimo, médio e máximo) e cálculo do adicional (dez, vinte ou quarenta por cento) sobre o salário.
 

 

  Podemos ajudar? 
Envie sua mensagem ou agende um horário com nossos profissionais.


 

 ()*
  Veja Mais

Você tem ou conhece alguem que possui problema na coluna?

Os problemas na coluna são uma das maiores causas que impedem o trabalhador de continuar exercendo suas funções laborais, seja por acidente de trabalh

Saiba mais 

Nunca contribuí para o INSS, posso receber algum benefício?

O Benefício Assistencial não exige qualquer contribuição para a Previdência Social e está garantido no artigo 203, inciso V, da Constituição Federal e

Saiba mais 

Alimentos gravídicos

Saiba como funciona o direito a pensão alimentícia durante a gravidez.

Saiba mais 

Benefício por incapacidade

Saiba o que fazer ao ter seu benefício por incapacidade (auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez) negado pelo INSS.

Saiba mais 

Alienação Parental

Entenda o que é a alienação parental e como a lei pode ser aplicada nesses casos.

Saiba mais 

Você anota os protocolos de atendimento?

Saiba o que é o protocolo de atendimento e porque ele é importante na solução do conflito do consumidor.

Saiba mais 
Exibindo de 7 a 12 resultados (total: 45)

  Deixe seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
Tecnologia do Google TradutorTradutor