Quais cuidados tomar com compras online?
Você sabe os cuidados mínimos que se deve tomar ao realizar compras online? Caso tenha algum problema com a compra, seus direitos estarão protegidos? Saiba como proceder com suas compras pela internet.
Compras online e os direitos do consumidor
As compras online, que já vinham em uma crescente, aumentaram muito por conta da pandemia. Inclusive para compras de supermercados, farmácias, restaurantes, lojas de departamentos e muitas outras.
Com esse crescimento, aumenta também o número de reclamações relacionadas a cobranças indevidas, não entrega de produtos, atrasos, venda casada, cancelamentos e defeitos na qualidade ou quantidade contratada.
A facilidade com a qual adquirimos produtos online, bastando poucos cliques no celular para finalizar uma compra, também enseja cuidados redobrados do consumidor, principalmente em épocas de promoções, como a Black Friday, dia das crianças, natal e outras datas comemorativas.
Quais cuidados tomar?
Buscando se prevenir de eventuais problemas futuros, o consumidor deve se atentar para alguns pontos fundamentais durante sua compra:
Informe-se sobre o vendedor: antes de mais nada, o consumidor deve verificar a credibilidade do site que vai realizar a compra, se dispõe de CNPJ, endereço, se o site é seguro, entre outros;
Desconfie de preços muito baixos: sempre se deve desconfiar de preços muito abaixo dos praticados no mercado para se evitar fraudes;
Verifique a forma de pagamento: selecionar exatamente a forma de pagamento é fundamental. Se o pagamento será a vista, parcelado em quantas vezes, se terá desconto ou cupom;
Dados da compra: o consumidor deve ficar atento com o local e prazo de entrega, o custo total do produto, comprovantes e protocolos de atendimento.
Direito ao arrependimento da compra
O Código de Defesa do Consumidor possibilita que o consumidor se arrependa da compra realizada pela internet no prazo de até 7 dias, contados a partir do recebimento do produto.
Trata-se de uma faculdade do consumidor, que deverá receber integralmente todo o valor pago, devolvendo o produto adquirido nas mesmas condições em que recebeu.
O estabelecimento não pode se recusar a receber a devolução do produto, mesmo que a embalagem do produto esteja aberta, bem como do valor do frete e outras despesas postais.
Tive problemas com compras online, o que devo fazer?
O aumento no número de ofertas e compras online também elevou, e muito, o número de reclamações nos órgãos de proteção ao consumidor e nos próprios SAC’s (Serviço de Atendimento ao Cliente) das empresas.
![]() |
Essas falhas na prestação de serviços geram enormes frustrações ao consumidor, em especial quando o produto é destinado a alguma data comemorativa ou para o uso profissional.
Portanto, caso o consumidor tenha algum problema na compra realizada pela internet, primeiramente deverá buscar a solução diretamente com a empresa envolvida, anotando os protocolos de atendimento e todas informações possíveis.
O consumidor também pode realizar uma reclamação no PROCON e também pelo ReclameAQUI.
Após, caso o problema não seja solucionado ou se o consumidor se sentir lesado, poderá buscar o auxílio de um advogado consumerista para buscar uma reparação judicial.
Com esses cuidados básicos, o consumidor estará mais protegido em suas compras e resguardando seus direitos.
Podemos ajudar?
Envie sua mensagem ou agende um horário com nossos profissionais.
Clique aqui e confira mais detalhes sobre
Saiba maisBenefício por incapacidade: Auxílio-doença e Aposentadoria por Invalidez
O auxílio por incapacidade é um benefício concedido pelo INSS ao contribuinte que está impossibilitado de trabalhar por motivo de doença, acidente ou
Saiba maisBanco deve indenizar por desconto indevido em benefício do INSS
Instituição financeira é condenada a restituir em dobro os valores descontados do benefício previdenciário de homem aposentado por invalidez e indeniz
Saiba maisPensão por Morte
Veja quem tem direito a Pensão por Morte e como o benefício ficou após a reforma da previdência.
Saiba maisO INSS negou meu benefício. O que devo fazer?
Veja o que fazer diante da recusa do INSS em conceder o auxílio-doença.
Saiba maisO que é uma assessoria jurídica empresarial?
Conheça as vantagens e a importância de contar com uma assessoria jurídica empresarial. A proteção do seu negócio deve estar em primeiro plano, evitan
Saiba maisDeixe seu comentário!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo