slideslideslideslide
Capelin advocacia
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO EM:
|

 

 

 

 
 

Cobrança indevida: O que é e quais os meus direitos

Se o consumidor for cobrado indevidamente por algo que já pagou ou que não contratou, caberá a restituição em dobro do valor que pagou, bem como indenização por danos morais. Para isso, é importante que o consumidor exija seus direitos, independentemente do valor que está sendo cobrado.

O que é uma cobrança indevida?

 

A cobrança indevida se verifica quando uma empresa exige de um consumidor valores por algo que não deveria ou que não estava previsto em contrato. Acontece que muitas vezes o valor é baixo e o consumidor acaba não indo em busca de seus direitos.

 

Essa cobrança pode ocorrer por dívidas que já foram pagas ou dívidas nunca realizadas pelo consumidor (muitas vezes por fraude) e podem gerar, inclusive, a negativação do consumidor perante os órgãos de proteção ao crédito.

 

Alguns casos de cobrança indevida são muito comuns, como por exemplo o débito automático não autorizado, serviços não solicitados tais como seguro, tarifas bancárias, multa por quebra de fidelidade, entre outros.

 

Restituição em dobro

 

O consumidor que for cobrado indevidamente poderá solicitar a devolução em dobro do valor pago, conforme determinar o Código de Defesa do Consumidor:

 

 

Art. 42. Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.

 

Parágrafo único. O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou em excesso, acrescido de correção monetária e juros legais, salvo hipótese de engano justificável.

 


 

Organize e guarde os comprovantes e recibos

 

“Quem paga mal paga duas vezes”. O ditado popular tem sua serventia. É essencial que o consumidor sempre guarde os comprovantes de compras e recibos, bem como dos contratos que tenha realizado.

 

Caso seja cobrado indevidamente, o consumidor terá as provas necessárias para demonstrar seu direito, caso contrário, poderá ter que pagar a dívida novamente.

 

Eu paguei uma dívida indevida, o que posso fazer?

 

Se o consumidor realizou o pagamento de uma dívida indevida ou teve o valor descontado de seu benefício ou salário, poderá contestar judicialmente e requerer a devolução em dobro do valor pago, conforme dispõe o artigo 42 do CDC e indenização por danos morais.

 

Qual o prazo para solicitar a devolução dos valores?

 

Prescreve em 5 anos o direito ao pedido de devolução, em dobro, dos valores pagos indevidamente. Para os casos de cobrança indevida de serviços de telefonia, água e esgoto, o STJ decidiu que se aplica o prazo de 10 anos, conforme o artigo 205 do Código Civil.

 

Fui vítima de fraude, como posso solucionar?

 

O consumidor vítima de fraude deve solicitar o cancelamento do contrato e a devolução dos valores pagos diretamente na empresa que efetuou a cobrança / desconto, anotando todas informações que forem passadas.

 

Se mesmo assim a cobrança indevida persistir, o consumidor poderá ingressar com um processo judicial visando a restituição valores cobrados indevidamente e indenização por danos morais.

 

Para isso, deve procurar um advogado especialista em direito do consumidor, que reunirá todas informações e documentos necessários para buscar seu direito pela via judicial.

 


 

Capelin Advocacia

Escritório de advocacia em Londrina

  Podemos ajudar? 
Envie sua mensagem ou agende um horário com nossos profissionais.


 

 ()*
  Veja Mais

Salário-maternidade: O que é, quem tem direito e qual o valor

O salário maternidade é um benefício pago durante 120 dias, para a pessoa que se afasta de suas atividades devido ao nascimento de filho (a), aborto n

Saiba mais 

Empreendorismo e a formalização da atividade empresarial

A formalização da atividade empresarial é o momento em que a empresa "nasce" para fins jurídicos, embora possa responder por atos praticados antes des

Saiba mais 

Principais dúvidas sobre a Pensão Alimentícia

Dúvidas sobre a Pensão Alimentícia? Confira o que é, quem tem direito, como funciona, de que maneira fazer o pedido e muito mais!

Saiba mais 

O que é o Benefício Assistencial ao Idoso e à pessoa com deficiência (BPC / LOAS)

O BPC / LOAS é um benefício assistencial de um salário mínimo pago aos idosos ou às pessoas com deficiência que não possuam meios de se sustentar. Con

Saiba mais 

Auxílio-doença: O que é, requisitos e quem tem direito ao benefício

O auxílio-doença é um benefício devido ao segurado que estiver com incapacidade temporária para o trabalho. Sua concessão depende do preenchimento de

Saiba mais 

Auxílio-doença para o trabalhador doméstico

Os trabalhadores domésticos possuem direito ao auxílio-doença? E nos casos de acidente de trabalho ou doença ocupacional? Entre e confira!

Saiba mais 
Exibindo de 19 a 24 resultados (total: 27)
Tecnologia do Google TradutorTradutor