slideslide
Capelin advocacia
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO EM:
|

 

 

 

 
 

Negativação Indevida

Em casos de negativação indevida, os danos morais são presumidos, cabendo às empresas realizar corretamente o procedimento, bem como do órgão de restrição em realizar a notificação.

 

As negativações dos consumidores nos órgãos de proteção ao crédito geram diversos prejuízos, tanto financeiro quanto emocional. Porém, o que muitos não sabem é que existe um procedimento correto para que isso aconteça de forma legal.

 

Primeiramente destacamos que as consequências de ter o nome negativado são graves, restringindo o acesso ao crédito, financiamentos, empréstimos, além de prejudicar a imagem perante outros credores.

 

 

Quando uma empresa requisita à um órgão de proteção de crédito a inclusão de um cliente por inadimplência, o órgão é responsável por enviar a notificação POR ESCRITO ao consumidor.

 

A obrigação de notificar o consumidor da negativação de seu nome é da instituição mantenedora do cadastro de restrição financeira (SPC, Serasa, Boa Vista, QUOD, entre outras).


 

Dessa forma, se o consumidor não for comunicado sobre sua inscrição no cadastro negativo, será considerada ilegal a negativação, cabendo, inclusive, indenização por danos morais.

 

Além disso, o consumidor negativado que vier a quitar sua dívida ou realizar um acordo, tem o direito de ter seu nome retirado do cadastro negativo no prazo de 05 (cinco) dias após a quitação ou pagamento da primeira parcela.

 

É importante observar que a pessoa jurídica também sofre dano moral, pois é titular de honra objetiva e, dessa forma, também deve ser reparado.

 

Fique atento e confira se o procedimento ocorreu de forma legal e, caso contrário, procure um advogado de sua confiança para solucionar o problema.

 

Capelin Advocacia

Advogados em Londrina

  Veja Mais

Saiba o que é e como identificar uma venda casada

A venda casada ainda é uma prática muito comum em alguns estabelecimentos, portanto, é importante saber identificar essas ilegalidades que consistem e

Saiba mais 

8 Questões sobre a guarda compartilhada

A guarda compartilhada estabelece os direitos, deveres e o tempo de convívio com cada um dos pais ou responsáveis, que deverá ser da forma mais equili

Saiba mais 

Salário-maternidade: O que é, quem tem direito e qual o valor

O salário maternidade é um benefício pago durante 120 dias, para a pessoa que se afasta de suas atividades devido ao nascimento de filho (a), aborto n

Saiba mais 

Empreendorismo e a formalização da atividade empresarial

A formalização da atividade empresarial é o momento em que a empresa "nasce" para fins jurídicos, embora possa responder por atos praticados antes des

Saiba mais 

Principais dúvidas sobre a Pensão Alimentícia

Dúvidas sobre a Pensão Alimentícia? Confira o que é, quem tem direito, como funciona, de que maneira fazer o pedido e muito mais!

Saiba mais 

O que é o Benefício Assistencial ao Idoso e à pessoa com deficiência (BPC / LOAS)

O BPC / LOAS é um benefício assistencial de um salário mínimo pago aos idosos ou às pessoas com deficiência que não possuam meios de se sustentar. Con

Saiba mais 
Exibindo de 19 a 24 resultados (total: 28)
Tecnologia do Google TradutorTradutor