slideslide
Capelin advocacia
EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO EM:
|

 

 

 

 
 

Negativação Indevida

Em casos de negativação indevida, os danos morais são presumidos, cabendo às empresas realizar corretamente o procedimento, bem como do órgão de restrição em realizar a notificação.

 

As negativações dos consumidores nos órgãos de proteção ao crédito geram diversos prejuízos, tanto financeiro quanto emocional. Porém, o que muitos não sabem é que existe um procedimento correto para que isso aconteça de forma legal.

 

Primeiramente destacamos que as consequências de ter o nome negativado são graves, restringindo o acesso ao crédito, financiamentos, empréstimos, além de prejudicar a imagem perante outros credores.

 

 

Quando uma empresa requisita à um órgão de proteção de crédito a inclusão de um cliente por inadimplência, o órgão é responsável por enviar a notificação POR ESCRITO ao consumidor.

 

A obrigação de notificar o consumidor da negativação de seu nome é da instituição mantenedora do cadastro de restrição financeira (SPC, Serasa, Boa Vista, QUOD, entre outras).


 

Dessa forma, se o consumidor não for comunicado sobre sua inscrição no cadastro negativo, será considerada ilegal a negativação, cabendo, inclusive, indenização por danos morais.

 

Além disso, o consumidor negativado que vier a quitar sua dívida ou realizar um acordo, tem o direito de ter seu nome retirado do cadastro negativo no prazo de 05 (cinco) dias após a quitação ou pagamento da primeira parcela.

 

É importante observar que a pessoa jurídica também sofre dano moral, pois é titular de honra objetiva e, dessa forma, também deve ser reparado.

 

Fique atento e confira se o procedimento ocorreu de forma legal e, caso contrário, procure um advogado de sua confiança para solucionar o problema.

 

Capelin Advocacia

Advogados em Londrina

  Veja Mais

Suspensão indevida de serviços

A suspensão indevida de serviços de telefonia, internet, água, energia elétrica e serviços bancários é uma falha na prestação de serviços, cabendo uma

Saiba mais 

Revisões de Benefícios e Aposentadorias

Você sabe se possui direito a revisão do benefício ou aposentadoria e como ela funciona? Sabendo que milhares de benefícios são concedidos com erros,

Saiba mais 

Inventário Judicial e Extrajudicial

Entenda os principais pontos que você precisa saber sobre o inventário judicial e extrajudicial e a necessidade de um advogado especialista em direito

Saiba mais 

Por que ter um Termo de Confidencialidade?

Saiba em qual momento utilizar o termo de confidencialidade e qual é a sua principal função.

Saiba mais 

Divórcio: Quais são as modalidades e como funciona

O divórcio é o processo de rompimento do vínculo matrimonial entre os cônjuges. No procedimento também poderá ser definida a partilha de bens, pensão

Saiba mais 

Cobrança indevida: O que é e quais os meus direitos

Se o consumidor for cobrado indevidamente por algo que já pagou ou que não contratou, caberá a restituição em dobro do valor que pagou, bem como inden

Saiba mais 
Exibindo de 13 a 18 resultados (total: 29)
Tecnologia do Google TradutorTradutor